segunda-feira, 31 de maio de 2010

Disponível boletim de desempenho do Enem


Os mais de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 poderão acessar seus boletins de desempenho a partir dessa segunda-feira, 31 de maio. Ao entrarem no sistema, os alunos terão as cinco notas do exame e poderão comparar com a média do Brasil, por faixa e gráficos. As notas são as mesmas publicadas em janeiro deste ano, agora disponibilizadas em PDF.

O estudante conseguirá ver seu desempenho para cada área do conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias), mais a redação.

Para visualizar o boletim, o aluno precisa ter em mãos o número do CPF e a senha, gerada no momento da inscrição ao Enem no ano passado. Caso o aluno tenha perdido a senha, poderá recuperá-la pelo sistema que gera o boletim.

As notas foram calculadas por meio da Teoria de Resposta ao Item, a TRI. A média dos concluintes regulares nas provas objetivas foi de 500 pontos. Para a redação, a média foi de 601,5, em uma escala de 0 a 1000. O critério de correção da redação não foi alterado.

O aluno terá acesso ao boletim individual de resultados pela página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ MEC) a partir de segunda-feira, dia 31.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

http://www.enem.inep.gov.br/

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fim da greve

As aulas recomeçam amanhã, quinta-feira, dia 27/05/2010.

Sola Scriptura.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Greve de professor

Após 41 dias de lutas, reivindicações, assembleias, e mesmo assim o governador de Minas mostra-se indiferente à luta da classe desses trabalhadores e o faz, como diria o professor Anis José Leão porque “educação não é fábrica de automóvel” e só provoca caos quando vão às ruas protestar contra o pífio salário pago.
Até mesmo quem deveria estar do lado dos professores, pois são elementos ligados diretamente no processo educacional, deixam-se levar pela manipulação explicativa de notas “pagas” pelo governo mascarando o salário desse profissional que é em Minas é um dos piores no Brasil.
Alguns cidadãos já me alertaram que quando fiz a opção da docência, o fiz sabendo que o salário é baixo. Concordo! Mas não justifica aceitar de forma “bovina” essa situação, já que o próprio governo tem criado metas educacionais e planos pedagógicos cada vez mais complexos, como por exemplo ENEM e tantas outras avaliações que a população desconhece como PAAE/SIMAVE, Prova Brasil e por aí vai... Ou seja, como esse profissional poderá se atualizar, reciclar, qualificar em nome da qualidade do ensino público se o salário que recebe é inferior ao de muitas profissões braçais? (Aliás, essa pergunta é reprodução da coluna de Opinião do HOJE EM DIA, edição do dia 19-05-2010 e que para mim tem sido o único jornal imparcial da capital que tem dado cobertura ao movimento.) E o que é denunciado na coluna é verdade! Convivemos com profissionais que dobram a carga horária para ter uma compensação salarial digna e com o excesso de horas-aulas já sabemos que a qualidade do ensino não é o mesmo.
A intransigência do governo é tão ditatorial que viola os princípios básicos da Constituição Federal, que até uns dias atrás era o Regulamento Maior, hoje pode ser interpretada de acordo com situações e interesses peculiares...
Sei que a maioria da população nesse momento só está preocupada com uma coisa: os filhos em casa, quando na verdade deveriam estar aliada à luta por um ensino cada vez melhor e isso implica utilizar-se de todos os meios necessários e democráticos para se chegar a um acordo.
A pergunta que faço é essa: E se a Associação de pais unisse ao movimento e cobrasse do governo uma posição? E se a sociedade, ao invés de julgar ou ficar alheia à luta, resolvesse cobrar dos nossos governantes a qualidade de ensino? [Qualidade de ensino implica melhor valorização de sua mão de obra, neste caso o piso salarial reivindicado pela categoria.]
Seria um surto de lucidez como bem retratou José Saramago em “Ensaio sobre a lucidez” quando uma sociedade inteira respondeu pelas urnas eleitorais o seu desejo?
Vejam bem representantes políticos: o povo de hoje não é mais o mesmo de ontem! Os profissionais que lutam hoje já não são mais o mesmo de outrora, diria que nem são os mesmos de antes da greve! Agora vocês decidem como querem ser lembrados: como fanfarrões que na hora de votar pelo aumento dos próprios salários nem se quer lembram que existe a lei de responsabilidade fiscal, todavia a famigerada lei é lembrada quando se está em jogo é o interesse da sociedade... Com isso, aposentados ficam sem seus reajustes (para um país que envia milhões de reais à ajudas humanitárias, 7,7% de aumento pode significar uma catástrofe financeira), greve de professor é tida como ilegal quando a Constituição postula o contrário e o governo segue fazendo o papel do pintinho “amarelinho” que dizia “não-estou-sentindo-nada-e-não-estou-ouvindo-nada”.
Uma nação, para Lobato, se faz com homens e livros e a relação dos homens com os livros perpassa a educação e seus educadores, senhor governador.

Sola Scriptura.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Concurso Literário

O Senac promove a 4ª edição do Concurso Literário Livro de Graça na Praça, na categoria CONTOS. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio. Poderão concorrer pessoas que tenham contos escritos em Língua Portuguesa, que nunca tenham sidos publicados ou divulgados (inclusive em Blogs), sobre o tema "TRADIÇÕES". Serão considerados objetividade, clareza e originalidade.

A premiação será a publicação dos contos vencedores em uma obra literária, junto a autores já consagrados, a ser distribuída na edição 2010 do Livro de Graça na Praça.

O resultado será divulgado no site do Senac Minas - www.mg.senac.br até o dia 15 de junho de 2010. Neste endereço, os interessados também encontramo edital do concurso.

Outras informações poderão ser obtidas pelo 0800-724-4440 ou www.mg.senac.br

Sola Scriptura

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A UFMG “bateu“ a carteira de meu tio

Na edição de 14 de fevereiro de 2010 do HOJE EM DIA, no caderno Domingo, publiquei um artigo intitulado “A carteira de meu tio” no qual, resumi e analisei alguns trechos da obra indicada pela UFMG, bem como parabenizei a instituição pela continuidade na recomendação da leitura de obras literárias.

Na justificativa, explicitei que minha posição favorável à leitura dos clássicos se dava por dois motivos: primeiro, por acreditar, assim como Antonio Candido que a Literatura é um direito de todo o ser humano, portanto não podemos furtar do mesmo o direito de acesso aos clássicos; segundo, o brasileiro tem uma das piores médias de leitura de livros anualmente, mesmo com a indicação de cinco livros literários por vestibular.

Pesquisas recentes ainda revelam o déficit de leitura mostrando que o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros.

No artigo, ainda ressaltei a resistência da UFMG na indicação aos livros já que boa parte das “faculdades” aboliram total ou parcialmente a indicação de obras literárias, contribuindo assim com esse déficit de leitura.

Logo após ler as últimas notícias sobre a adesão da UFMG ao novo Enem, o que mais temia enquanto professor de língua e literatura sobreveio. A leitura dos livros também foi abolida por aquela que vem se destacando como uma das melhores universidades federais do país. E ao ler os depoimentos dos alunos que já compraram os livros e que agora veem a leitura dos mesmos como uma atividade vã, chego a mais uma conclusão:vai ser difícil ganhar dos nossos hermanos argentinos que teem uma média de leitura per capita/ano de 5,8 livros. Mas como virá a Copa do Mundo, daqui a pouco a maioria irá esquecer esses números e iremos celebrar a pátria do futebol que continua sem cultura, sem livros e agora sem vergonha de abolir aquilo que traria o maior desafio aos vestibulandos: os livros!

Sola Scriptura.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

TIRA-DÚVIDAS: Como fica o vestibular da UFMG com a adesão ao Enem?

1. Com a adesão da UFMG ao Enem, precisarei ler os livros recomendados pela UFMG?
Não. A nota do Enen será usada para avaliação integral na primeira etapa. A exceção vale para os candidatos dos cursos de Comunicação, Teatro, Dança e Letras, que continuam a ter os conhecimentos de literatura avaliados na segunda etapa, com indicação de livros para leitura.

2. O que muda em relação à redação?
Não há mais essa prova no vestibular da UFMG. A nota a ser considerada será a da redação feita no Enem.

3. Os alunos carentes continuam a ter possibilidade de pedir isenção da taxa de inscrição do vestibular?
Sim. O programa de isenção da taxa está aberto até segunda-feira (dia 10/05/2010), mas deverá ser reaberto para beneficiar um maior número de estudantes, em data ainda a ser definida.

4. As datas da prova da 2ª etapa, prevista para acontecer entre 3 e 7 de janeiro de 2011, irão mudar?
Sim. Para não coincidir com a divulgação do resultado das provas do Enem (nos dias 6 e 7 de janeiro de 2011), a segunda etapa do vestibular da UFMG deverá ser realizada no fim de janeiro.

5. Como fica o sistema de Bônus?
É mantido. Os bônus de 10% valem para estudantes de escolas públicas e os de 5%, para negros. Eles serão aplicados sobre a nota obtida no Enem. O bônus é considerado também nas notas da segunda etapa.

6. Os candidatos terão que fazer duas inscrições?
Sim. Uma para a prova do Enem e outra para a segunda etapa do vestibular da UFMG. O vestibular será mais barato que no ano passado, mas o valor não foi definido. Quem não for aprovado pelo Enem é automaticamente eliminado do processo seletivo da UFMG, sem direito a restituição do valor cobrado pela prova na Universidade.

Fonte: UFMG

Carta Aberta ao Hoje em Dia

Srs.

Bom dia!

Em 30 de junho de 2009 enviei o seguinte email para os senhores (presidente, diretor comercial, diretor de circulação, administrativo, etc;): (segue cópia fiel do mesmo abaixo)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RECLAMAÇÃO COMO FORMA DE SUGESTÃO

De:

Jonas Pinheiro Barbosa (jonaspbarbosa@hotmail.com)

Enviada:

terça-feira, 30 de junho de 2009 15:26:52

Para:

presidente@hojeemdia.com.br; comercial@hojeemdia.com.br

Cc:

editor@hojeemdia.com.br; industrial@hojeemdia.com.br; adm@hojeemdia.com.br; opiniao@hojeemdia.com.br; pesquisa@hojeemdia.com.br





Srs. Diretores e coordenadores do Jornal Hoje em Dia;

Quero deixar aqui registrado minha insatisfação com o Jornal Hoje em Dia não como leitor, todavia como co-assinante[1].

Acredito ser de extrema importância minha colocação, pois no mercado competitivo e no mundo corporativista em que vivemos a regra número um de todo empreendimento é aferir o nível de satisfação do seu cliente para poder atendê-lo cada vez melhor.

Não gostaria de sair do rol de assinantes do Hoje em Dia sem dar-lhes explicações, acredito eu, convincentes do meu pedido de exclusão. E o faço pela última vez por escrito porque não quero ser mais incomodado com o merchandising de uma empresa que já me cansou, o que me deixa realmente preocupado, por se tratar de uma empresa do segmento da comunicação e ironicamente ou propositalmente, o meu pedido de exclusão se dá justamente pela falta dela – a comunicação.

Desde quando assinei o referido Jornal venho tendo problemas com a entrega do mesmo. Fato esse reclamado, registrado inúmeras vezes pelo setor de atendimento e relacionamento com o cliente, o que pela reincidência dos fatos, leva-me a crer que as indagações feitas não foram apuradas, pois os problemas persistiram. Esse pedido de cancelamento de assinatura já solicitado inúmeras vezes anteriormente (como inúmeras vezes foi também a falta de entrega), todavia sempre há um(a) excelente call center que pelas promessas de fidelidade nos faz idiotamente tentar mais uma vez. Talvez essas tentativas só foram consolidadas pelo meu hábito obcecado pela leitura – já que sou professor de língua na rede pública e privada. Como sou formador e multiplicador de opinião não gostaria de continuar com a má impressão do Jornal, haja vista ser um dos melhores de Minas Gerais, apesar do outro se intitular “O jornal dos mineiros”... E é justamente pela qualidade de jornalismo e pela seriedade como o grupo HOJE EM DIA desempenha seu árduo trabalho de informar e pelas oportunidades que nele são dadas através da seção “Jornalistas em formação” é que gostaria de pedir em DEFINITIVO a minha exclusão como assinante, colaborando assim com os senhores, pois pelo menos sairia agora com uma má impressão menor, do que continuar mantendo vivos os problemas dos quais julgo ser de escala primária: a entrega. Não sei para o Jornal, entretanto para mim, a única coisa que se espera de um jornal diário é a ENTREGA DIÁRIA, factual e pontual. Não devo estar pedindo favores quanto a isso! Se for, peço desculpas por não ter usado a palavra antes...

Para tentar resolver esse problema, já dei inúmeros detalhes sobre o local, desde cor do portão, nome de outras ruas que fazem esquina, nomes de estabelecimentos comerciais próximos, dizeres escritos no portão, ou seja, uma infinidade de informações desnecessárias para mim, já que os Correios, a Cemig, a Copasa e outras malas de direta (também sou assinante do Grupo Abril: Nova Escola e Veja) que me entregam todos os periódicos sem nenhuma dessas informações complementares, apenas com o nome da rua e número, o que achava que era suficiente, até tentar assinar o Hoje em Dia. Digo tentar porque não considero que consegui e ainda acredito que pelo números das tentativas, fica provado que eu era o mais interessado na resolução do caso. E lamento não ter conseguido porque o Jornal de fato, me cansou. Estou cansado de tentar... Vou ter que apelar pelo “jornal dos mineiros” mesmo... Ou aquele outro do emblema verde e que está na promoção de incentivo à leitura também. Talvez seja a decisão mais sábia e lúcida a fazer no momento.

Portanto, saio do rol de assinantes (sem ter conseguido ser assinante de fato) sem nenhuma impressão do Jornal, nem boa, nem má. Só não queria sair sem antes explicar o motivo para que os senhores não deixem ocorrer com os próximos assinantes o que ocorreu comigo. Pois tenho aprendido que criticar sempre é mais fácil, mas dar sugestões de melhorias nem sempre o é. Torço pelo fato ter acontecido só comigo... A diferença é que costumo registrar minhas reclamações depois de várias tentativas e às vezes o faço assim, aos diretores e coordenadores que por questão de delegar responsabilidades, nem sempre ficam sabendo de tais fatos, ora aqui reportados.

No entanto, aguardo respostas por parte do Jornal;

Atenciosamente;

Jonas P. Barbosa



[1] Co-assinante porque a assinatura foi feita em nome de minha esposa. Cód. Assinante: A82988, mas os dados para débito em conta são meus.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na ocasião, esteve presente em minha residência o sr. presidente conferindo que o endereço não era difícil de ser encontrado. E para continuar no quadro de assinantes do Jornal, fui gratificado com um mês de assinatura grátis do Jornal, o débito em conta só viria no mês subsequente à degustação.

Umas das piores decisões comerciais que já tomei em minha vida, porque de lá para cá, junto com informação, ganhei uma tremenda dor de cabeça com a entrega do mesmo, um estresse indizível e um recorde infinito de ligações, reclamações, monitoramento de assinatura sem contudo resolver o problema: a entrega pontual e regular, pois quem faz a opção de assinar um jornal diário, o faz pela comodidade e pela qualidade da entrega.

Gostaria que os senhores, entrassem no histórico de minha assinatura (cód. A82988) e vissem o número de reclamações no prazo de dez meses... Se não estou enganado, com a reclamação de hoje (10/05/2010 por atraso na entrega) é a 16ª. Tudo isso em 10 meses de assinaturas... Um casamento que não ia dar certo mesmo da forma que começou em junho de 2009.

E o desencontro de informações é tão grande, que nem os gestores das reclamações conseguem repassar as informações corretas;

vejam abaixo email que tramitou em vossos setores na semana passada, depois de efetuar uma reclamação pelo portal www.hojeemdia.com.br:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Re: modo de entrega irregular-carla de paula 05/04

De:

Rora operacional 2 (rotaoperacional2@gmail.com)

Enviada:

quinta-feira, 6 de maio de 2010 5:20:34

Para:

Jonas Pinheiro Barbosa (jonaspbarbosa@hotmail.com)



Anexos:

1 anexo


image938dfe.j (10,7 KB)




MOTOQUEIRO ESTEVE NO LOCAL E CONVERSOU COM O FILHO DO ASSINANTE ,JORNAL SERA ENTREGUAE COMO SOLICITADO.RICARDO SILVA

Em 5 de maio de 2010 10:26, Jonas Pinheiro Barbosa <jonaspbarbosa@hotmail.com> escreveu:

Srs.

Bom dia!!!

Lendo os emails abaixo, verifiquei que são muitas informações desencontradas para uma mesma reclamação, e isso me deixou muito preocupado...

Ratificando todas as informações, inclusive endereço e modo de entrega do jornal:

NATALIA DAS GRAÇAS BARBOSA
RUA SETE, Nº 137 - VISTA DO SOL
31.990-605 BELO HORIZONTE - MG

ENTREGAR O JORNAL POR BAIXO DO PORTÃO DE GARAGEM o MAIS CEDO POSSÍVEL, POIS SAIO CEDO PARA A ESCOLA.





Sola Scriptura;

Jonas P. Barbosa
Professor de Língua e Literatura

Blogs l www.jonaspbarbosa.blogspot.com
www.uniblog.com.br/jonaspbarbosa

Twitter l http://twitter.com/jonaspbarbosa





Date: Wed, 5 May 2010 09:43:41 -0300
Subject: Re: modo de entrega irregular-carla de paula 05/04
From: rotaoperacional@gmail.com
To: equipecaa@hojeemdia.com.br
CC: Entregairregular_mododeentregairregular@hojeemdia.com.br; jonaspbarbosa@hotmail.com


luis felipe! tal reclamacao nao procede,pois ao verificar o historico constatei que o assinante era de um outro endereco que foi mudodo recentemente,conforme contato este assinante nao mora no bairro vista alegre como foi destrito neste,o seu modo de entrega e jogar pela grade,neste endereco nao tem grade e o jornal foi jogado por cima do portao grande por este motivo caiu no telhado que fica proximo do muro,entregador foi orientado por mim a colocar debaixo do portao ate que seja alterado o modo de entrega,favor orientar o atendente a verificar o historico do assinante e corregir no cadastro-Wanderlei Rodrigues (supervisor de distribuicao)
Em 5 de maio de 2010 08:26, Setor da Central de Atendimento ao Assinante <equipecaa@hojeemdia.com.br> escreveu:


Bom dia!
SR Jonas esposo da assinante Natália das Graças Barbosa assinante desde o ano de 2009, onde assinatura tem vigência até agosto de 2010, entrou em contato reclamando do modo de entrega Irregular, onde entregador está jogando o jornal por cima do telhado podendo danificar o mesmo. Muito insatisfeito solicitando cancelamento, onde motivo o qual é a insatisfação de não ser atendido prontamente , paga a assinatura para receber com qualidade os exemplares e da forma que escolheu onde vendedor informou a opção de entrega que lhe convém. Sr Jonas aguarda um retorno urgente com relação a essas reclamações excedentes. Colocado assinante no acompanhamento de entrega para que seja verificado com o mesmo se já foi solucionado esse problema e hoje dia 05/05 o mesmo ainda não recebeu o jornal. Gentileza fazer contato,
Grata.
Segue dados da assinante:
PA:A 82988
Nome:Natália das Graças Barbosa
Endereço: rua:sete n: 137 bairro: Vista Alegre CEP:31990-140
Tel.:8709-8005
Rota:1/9/4
Carla de Paula CAA.


Atenciosamente,

Setor da Central de Atendimento ao Assinante

Jornal Hoje em Dia
+ equipecaa@hojeemdia.com.br
( (31) 3270-8260
http://www.hojeemdia.com.br/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os equívocos do email:

1. Meu bairro é VISTA DO SOL e não Vista Alegre como na solicitação;

2. Meu portão não tem grade, por isso, a entrega CORRETA seria POR BAIXO DO PORTÃO, e JAMAIS por cima, e isso aconteceu e o jornal só serviu mesmo para pardais e gatos que andam em cima do telhado; não contabilizando o problema com a calha entupida!!!!

3. Se alguém esteve em meu endereço, receio que esteve em endereço errado, pois EU AINDA NÃO TENHO FILHOS, como informado pelo sr. Ricardo Silva.

Para resumir, é uma sucessão de erros injustificáveis e irreparáveis, já que desde o início desta fatídica assinatura esses problemas não foram resolvidos.

Como os senhores viram, de minha parte, o contrato foi cumprido, pois já estamos na penúltima parcela do pagamento no débito em conta, restando apenas a última parcela 10/10 que será debitada em 07/06/2010; e a outra parte do acordo? Cumpriram com o contrato de uma assinatura de jornal diário com entregas regulares pela manhã e não às 12:18 (conforme reposição no sábado dia 08/05/2010) e muito menos às 14:20 (conforme recusa de recebimento na reposição de domingo, dia 09/05/2010).


E após esse período, ficou a impressão que tive desde 06/2009; aliás, se tivesse cancelado a assinatura naquela ocasião, teria sido menor a impressão que hoje tenho do jornal.

Lamentavelmente, não posso fazer mais nada a não ser esperar o débito da última parcela, penar para receber os jornais do término da assinatura, orando todos os dias para que no dia seguinte eu consiga receber o jornal no dia, horário e lugar certo...

Isso para não dizer que a entrega foi fiel no meu antigo endereço, e eu, quem pago a assinatura, sobrou estresse, tensão e muitas, muitas decepções com um veículo que deveria levar informação, e que por ironia do destino, pecou justamete nela: a famigerada informação interna.


NADA MAIS A DECLARAR.


Lamentavelmente;

Jonas P. Barbosa
Professor de Língua e Literatura

Blogs l www.jonaspbarbosa.blogspot.com
www.uniblog.com.br/jonaspbarbosa

Twitter l http://twitter.com/jonaspbarbosa Srs.

Bom dia!

Em 30 de junho de 2009 enviei o seguinte email para os senhores (presidente, diretor comercial, diretor de circulação, administrativo, etc;): (segue cópia fiel do mesmo abaixo)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RECLAMAÇÃO COMO FORMA DE SUGESTÃO

De:

Jonas Pinheiro Barbosa (jonaspbarbosa@hotmail.com)

Enviada:

terça-feira, 30 de junho de 2009 15:26:52

Para:

presidente@hojeemdia.com.br; comercial@hojeemdia.com.br

Cc:

editor@hojeemdia.com.br; industrial@hojeemdia.com.br; adm@hojeemdia.com.br; opiniao@hojeemdia.com.br; pesquisa@hojeemdia.com.br





Srs. Diretores e coordenadores do Jornal Hoje em Dia;

Quero deixar aqui registrado minha insatisfação com o Jornal Hoje em Dia não como leitor, todavia como co-assinante[1].

Acredito ser de extrema importância minha colocação, pois no mercado competitivo e no mundo corporativista em que vivemos a regra número um de todo empreendimento é aferir o nível de satisfação do seu cliente para poder atendê-lo cada vez melhor.

Não gostaria de sair do rol de assinantes do Hoje em Dia sem dar-lhes explicações, acredito eu, convincentes do meu pedido de exclusão. E o faço pela última vez por escrito porque não quero ser mais incomodado com o merchandising de uma empresa que já me cansou, o que me deixa realmente preocupado, por se tratar de uma empresa do segmento da comunicação e ironicamente ou propositalmente, o meu pedido de exclusão se dá justamente pela falta dela – a comunicação.

Desde quando assinei o referido Jornal venho tendo problemas com a entrega do mesmo. Fato esse reclamado, registrado inúmeras vezes pelo setor de atendimento e relacionamento com o cliente, o que pela reincidência dos fatos, leva-me a crer que as indagações feitas não foram apuradas, pois os problemas persistiram. Esse pedido de cancelamento de assinatura já solicitado inúmeras vezes anteriormente (como inúmeras vezes foi também a falta de entrega), todavia sempre há um(a) excelente call center que pelas promessas de fidelidade nos faz idiotamente tentar mais uma vez. Talvez essas tentativas só foram consolidadas pelo meu hábito obcecado pela leitura – já que sou professor de língua na rede pública e privada. Como sou formador e multiplicador de opinião não gostaria de continuar com a má impressão do Jornal, haja vista ser um dos melhores de Minas Gerais, apesar do outro se intitular “O jornal dos mineiros”... E é justamente pela qualidade de jornalismo e pela seriedade como o grupo HOJE EM DIA desempenha seu árduo trabalho de informar e pelas oportunidades que nele são dadas através da seção “Jornalistas em formação” é que gostaria de pedir em DEFINITIVO a minha exclusão como assinante, colaborando assim com os senhores, pois pelo menos sairia agora com uma má impressão menor, do que continuar mantendo vivos os problemas dos quais julgo ser de escala primária: a entrega. Não sei para o Jornal, entretanto para mim, a única coisa que se espera de um jornal diário é a ENTREGA DIÁRIA, factual e pontual. Não devo estar pedindo favores quanto a isso! Se for, peço desculpas por não ter usado a palavra antes...

Para tentar resolver esse problema, já dei inúmeros detalhes sobre o local, desde cor do portão, nome de outras ruas que fazem esquina, nomes de estabelecimentos comerciais próximos, dizeres escritos no portão, ou seja, uma infinidade de informações desnecessárias para mim, já que os Correios, a Cemig, a Copasa e outras malas de direta (também sou assinante do Grupo Abril: Nova Escola e Veja) que me entregam todos os periódicos sem nenhuma dessas informações complementares, apenas com o nome da rua e número, o que achava que era suficiente, até tentar assinar o Hoje em Dia. Digo tentar porque não considero que consegui e ainda acredito que pelo números das tentativas, fica provado que eu era o mais interessado na resolução do caso. E lamento não ter conseguido porque o Jornal de fato, me cansou. Estou cansado de tentar... Vou ter que apelar pelo “jornal dos mineiros” mesmo... Ou aquele outro do emblema verde e que está na promoção de incentivo à leitura também. Talvez seja a decisão mais sábia e lúcida a fazer no momento.

Portanto, saio do rol de assinantes (sem ter conseguido ser assinante de fato) sem nenhuma impressão do Jornal, nem boa, nem má. Só não queria sair sem antes explicar o motivo para que os senhores não deixem ocorrer com os próximos assinantes o que ocorreu comigo. Pois tenho aprendido que criticar sempre é mais fácil, mas dar sugestões de melhorias nem sempre o é. Torço pelo fato ter acontecido só comigo... A diferença é que costumo registrar minhas reclamações depois de várias tentativas e às vezes o faço assim, aos diretores e coordenadores que por questão de delegar responsabilidades, nem sempre ficam sabendo de tais fatos, ora aqui reportados.

No entanto, aguardo respostas por parte do Jornal;

Atenciosamente;

Jonas P. Barbosa



[1] Co-assinante porque a assinatura foi feita em nome de minha esposa. Cód. Assinante: A82988, mas os dados para débito em conta são meus.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na ocasião, esteve presente em minha residência o sr. presidente conferindo que o endereço não era difícil de ser encontrado. E para continuar no quadro de assinantes do Jornal, fui gratificado com um mês de assinatura grátis do Jornal, o débito em conta só viria no mês subsequente à degustação.

Umas das piores decisões comerciais que já tomei em minha vida, porque de lá para cá, junto com informação, ganhei uma tremenda dor de cabeça com a entrega do mesmo, um estresse indizível e um recorde infinito de ligações, reclamações, monitoramento de assinatura sem contudo resolver o problema: a entrega pontual e regular, pois quem faz a opção de assinar um jornal diário, o faz pela comodidade e pela qualidade da entrega.

Gostaria que os senhores, entrassem no histórico de minha assinatura (cód. A82988) e vissem o número de reclamações no prazo de dez meses... Se não estou enganado, com a reclamação de hoje (10/05/2010 por atraso na entrega) é a 16ª. Tudo isso em 10 meses de assinaturas... Um casamento que não ia dar certo mesmo da forma que começou em junho de 2009.

E o desencontro de informações é tão grande, que nem os gestores das reclamações conseguem repassar as informações corretas;

vejam abaixo email que tramitou em vossos setores na semana passada, depois de efetuar uma reclamação pelo portal www.hojeemdia.com.br:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Re: modo de entrega irregular-carla de paula 05/04

De:

Rora operacional 2 (rotaoperacional2@gmail.com)

Enviada:

quinta-feira, 6 de maio de 2010 5:20:34

Para:

Jonas Pinheiro Barbosa (jonaspbarbosa@hotmail.com)



Anexos:

1 anexo


image938dfe.j (10,7 KB)




MOTOQUEIRO ESTEVE NO LOCAL E CONVERSOU COM O FILHO DO ASSINANTE ,JORNAL SERA ENTREGUAE COMO SOLICITADO.RICARDO SILVA

Em 5 de maio de 2010 10:26, Jonas Pinheiro Barbosa <jonaspbarbosa@hotmail.com> escreveu:

Srs.

Bom dia!!!

Lendo os emails abaixo, verifiquei que são muitas informações desencontradas para uma mesma reclamação, e isso me deixou muito preocupado...

Ratificando todas as informações, inclusive endereço e modo de entrega do jornal:

NATALIA DAS GRAÇAS BARBOSA
RUA SETE, Nº 137 - VISTA DO SOL
31.990-605 BELO HORIZONTE - MG

ENTREGAR O JORNAL POR BAIXO DO PORTÃO DE GARAGEM o MAIS CEDO POSSÍVEL, POIS SAIO CEDO PARA A ESCOLA.





Sola Scriptura;

Jonas P. Barbosa
Professor de Língua e Literatura

Blogs l www.jonaspbarbosa.blogspot.com
www.uniblog.com.br/jonaspbarbosa

Twitter l http://twitter.com/jonaspbarbosa





Date: Wed, 5 May 2010 09:43:41 -0300
Subject: Re: modo de entrega irregular-carla de paula 05/04
From: rotaoperacional@gmail.com
To: equipecaa@hojeemdia.com.br
CC: Entregairregular_mododeentregairregular@hojeemdia.com.br; jonaspbarbosa@hotmail.com


luis felipe! tal reclamacao nao procede,pois ao verificar o historico constatei que o assinante era de um outro endereco que foi mudodo recentemente,conforme contato este assinante nao mora no bairro vista alegre como foi destrito neste,o seu modo de entrega e jogar pela grade,neste endereco nao tem grade e o jornal foi jogado por cima do portao grande por este motivo caiu no telhado que fica proximo do muro,entregador foi orientado por mim a colocar debaixo do portao ate que seja alterado o modo de entrega,favor orientar o atendente a verificar o historico do assinante e corregir no cadastro-Wanderlei Rodrigues (supervisor de distribuicao)
Em 5 de maio de 2010 08:26, Setor da Central de Atendimento ao Assinante <equipecaa@hojeemdia.com.br> escreveu:


Bom dia!
SR Jonas esposo da assinante Natália das Graças Barbosa assinante desde o ano de 2009, onde assinatura tem vigência até agosto de 2010, entrou em contato reclamando do modo de entrega Irregular, onde entregador está jogando o jornal por cima do telhado podendo danificar o mesmo. Muito insatisfeito solicitando cancelamento, onde motivo o qual é a insatisfação de não ser atendido prontamente , paga a assinatura para receber com qualidade os exemplares e da forma que escolheu onde vendedor informou a opção de entrega que lhe convém. Sr Jonas aguarda um retorno urgente com relação a essas reclamações excedentes. Colocado assinante no acompanhamento de entrega para que seja verificado com o mesmo se já foi solucionado esse problema e hoje dia 05/05 o mesmo ainda não recebeu o jornal. Gentileza fazer contato,
Grata.
Segue dados da assinante:
PA:A 82988
Nome:Natália das Graças Barbosa
Endereço: rua:sete n: 137 bairro: Vista Alegre CEP:31990-140
Tel.:8709-8005
Rota:1/9/4
Carla de Paula CAA.


Atenciosamente,

Setor da Central de Atendimento ao Assinante

Jornal Hoje em Dia
+ equipecaa@hojeemdia.com.br
( (31) 3270-8260
http://www.hojeemdia.com.br/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os equívocos do email:

1. Meu bairro é VISTA DO SOL e não Vista Alegre como na solicitação;

2. Meu portão não tem grade, por isso, a entrega CORRETA seria POR BAIXO DO PORTÃO, e JAMAIS por cima, e isso aconteceu e o jornal só serviu mesmo para pardais e gatos que andam em cima do telhado; não contabilizando o problema com a calha entupida!!!!

3. Se alguém esteve em meu endereço, receio que esteve em endereço errado, pois EU AINDA NÃO TENHO FILHOS, como informado pelo sr. Ricardo Silva.

Para resumir, é uma sucessão de erros injustificáveis e irreparáveis, já que desde o início desta fatídica assinatura esses problemas não foram resolvidos.

Como os senhores viram, de minha parte, o contrato foi cumprido, pois já estamos na penúltima parcela do pagamento no débito em conta, restando apenas a última parcela 10/10 que será debitada em 07/06/2010; e a outra parte do acordo? Cumpriram com o contrato de uma assinatura de jornal diário com entregas regulares pela manhã e não às 12:18 (conforme reposição no sábado dia 08/05/2010) e muito menos às 14:20 (conforme recusa de recebimento na reposição de domingo, dia 09/05/2010).


E após esse período, ficou a impressão que tive desde 06/2009; aliás, se tivesse cancelado a assinatura naquela ocasião, teria sido menor a impressão que hoje tenho do jornal.

Lamentavelmente, não posso fazer mais nada a não ser esperar o débito da última parcela, penar para receber os jornais do término da assinatura, orando todos os dias para que no dia seguinte eu consiga receber o jornal no dia, horário e lugar certo...

Isso para não dizer que a entrega foi fiel no meu antigo endereço, e eu, quem pago a assinatura, sobrou estresse, tensão e muitas, muitas decepções com um veículo que deveria levar informação, e que por ironia do destino, pecou justamete nela: a famigerada informação interna.


NADA MAIS A DECLARAR.


Lamentavelmente;

Jonas P. Barbosa
Professor de Língua e Literatura

Blogs l www.jonaspbarbosa.blogspot.com
www.uniblog.com.br/jonaspbarbosa

Twitter l http://twitter.com/jonaspbarbosa

-----------------------------------------------------------------------------
Fim do email enviado ao Hoje em Dia em 10/05/2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

UFMG substitui primeira etapa por resultado do Enem

A primeira etapa do vestibular da UFMG, com questões de múltipla escolha, faz parte do passado. A partir deste ano, os alunos que desejam uma vaga na maior instituição de Ensino Superior pública no Estado terão que ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai substituir a primeira etapa do processo seletivo.

A segunda etapa do vestibular, prevista para acontecer entre os dias 3 e 7 de janeiro, também deve ser adiada. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário nesta quarta-feira (5). A prova do Enem deve acontecer nos dias 6 e 7 de novembro deste ano. A primeira da etapa do vestibular estava marcada para o dia 28 de novembro.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/ufmg-substitui-primeira-etapa-por-resultado-do-enem-1.113777



quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2011

Atenção meus caríssimos alunos(as):

A inscrição ao Programa de Isenção deve ser feita no período de 12 de abril a 10 de maio, exclusivamente pela Internet. A documentação comprobatória deverá ser postada até o dia 14 de maio, impreterivelmente.

Quaisquer dúvidas quanto ao preenchimento do Formulário e quanto à documentação comprobatória a ser encaminhada à Copeve/UFMG podem ser esclarecidas pelo e-mail isencao@copeve.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409.6700 - 3409.4408 - 3409.4409 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


ATENÇÃO:

  • O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição não se aplica aos candidatos que pretendem participar do Concurso Vestibular 2011 na condição de "TREINEIRO", ou seja, para ter direito ao benefício o candidato deve atender as condições previstas no item II do Edital do Programa de Isenção.
  • O resultado do Programa de Isenção será divulgado no endereço: www.ufmg.br/copeve - no dia 2 de agosto de 2010.
  • Em hipótese alguma será enviada qualquer correspondência à residência de candidato inscrito no programa de isenção.
Sola Scriptura.

Câmara aprova texto básico do ‘Ficha Limpa’

Obrigado pelos internautas que assinaram em meu blog o projeto de lei 'Ficha Limpa' e divulgaram por email. A luta continua...

Reprodução da reportagem pelo Hoje em Dia:

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de terça-feira (4) o projeto de lei de iniciativa popular que institui a chamada Ficha Limpa para os cidadãos se candidatarem a cargos eletivos. A proposta foi aprovada por 388 votos a favor. Apenas um deputado, Marcelo Melo (PMDB-GO), votou contra o projeto, mas o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que deve ter sido um engano o voto do parlamentar, uma vez que ele é um dos maiores defensores do projeto.


Foram várias horas de discussão do projeto no plenário da Câmara, envolvendo lideranças de partidos da base governista como o PMDB, o PP, o PR e outros que queriam adiar a votação para hoje (5) à noite. Os maiores defensores da proposta convenceram os líderes das demais legendas a aprovar o projeto na madrugada. Esses líderes argumentaram que se fosse adiada a votação, dificilmente seria possível aprovar o Ficha Limpa na noite desta quarta-feira. O requerimento para adiar a votação foi rejeitado pela grande maioria dos deputados.


A aprovação foi apenas do texto principal. Ficaram para ser apreciados pelo plenário da Câmara, a partir de hoje à noite, nove destaques que visam a alterar dispositivos do texto principal aprovado pelos deputados. Entre esses destaques há dois que tratam do mesmo assunto e pretendem suprimir do texto aprovado a expressão “ou proferido por órgão colegiado”. No entendimento de defensores do Ficha Limpa, a supressão da expressão prejudica “enormemente” o projeto aprovado.


O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), argumentou que o adiamento seria importante para negociar alguns pontos do projeto e evitar a votação de um grande número de destaques, que visam a modificar o texto apresentado pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.


O projeto foi apresentado à Câmara em setembro do ano passado com mais de 1,6 milhão de assinaturas colhidas de cidadãos em todo o país pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, composto de várias entidades da sociedade civil. O Ficha Limpa estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessão e determina outras providências que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.


Pelo texto aprovado, são inelegíveis os cidadãos que tenham contra eles representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes.


São também inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público, contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o meio ambiente, a saúde pública, o tráfico de entorpecentes, a redução à condição análoga à de escravo, contra a vida, entre outros delitos.


Também são inelegíveis governadores e vices, prefeitos e vices que perderem seus cargos eletivos por infringir dispositivos da Constituição estadual, a Lei Orgânica local para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos oito anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos.

Fonte: www.hojeemdia.com.br