terça-feira, 29 de novembro de 2011

GABARITO DA PROVA DO 7º ANO E.F. 29/11 (COLÉGIO ILÚMINA)

Garotas e Garotos;

Segue abaixo o gabarito da prova e as possíveis respostas para as questões dissertativas: (para a próxima aula, levem o caderno de questões para comentarmos)

1. A
2. D
3. D
4. A
5. RESPOSTA: O Boticário faz um apelo ao consumidor através do uso de personagens de contos de fada, porque esse apelo faz com que a empresa não venda apenas seus produtos, mas também a ideia de que utilizando esse produto, o consumidor poderá levar ainda para casa esse mundo encantado no qual tudo é possível.

6. A
7. C
8. C
9. RESPOSTA:
a) Um homem entrou num bar, bebeu, cantou, dançou e matou-se.
b) João Gostoso
c) Bar Vinte de Novembro e a Lagoa Rodrigo de Freitas
d) Numa noite.
10. B

Abraços e espero que tenham acertado TODAS!!!!!!!!!!!!!


Sola Scriptura

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GABARITO DA PROVA DO 1º ANO E.M. 28/11 (COLÉGIO ILÚMINA)

Segue o Gabarito da prova de hoje, na aula de quarta-feira comento as questões da prova, ok?

1. D
2. A
3. B
4. C
5. B
6. D
7. D
8. B
9. D
10. A
11. C
12. D

Sola Scriptura

GABARITO DA PROVA DO 6º ANO E.F. 28/11 (COLÉGIO ILÚMINA)

Meninas e Meninos;

Boa tarde!

Segue apenas o Gabarito da prova de hoje, na aula de amanhã comento as questões da prova:

1. B
2. C
3. B
4. C
5. B
6. A
7. A
8. C
9. C
10. A
12. C
11. ABERTA: Mesmo sendo um personagem muito bacana no filme, carinhoso e engraçado, Shrek é obeso, possui uma gordura que pode ser elevada ao cuidado necessário para manter nossa saúde. Algo que devemos nos prevenir.

Estava fácil, não?!

A frase correta do desafio era:
"As más conversações corrompem os bons costumes." (Paulo de Tarso)

Sola Scriptura

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ARIANO SUASSUNA EM BH (22/11/2011)


Um dos grandes nomes da literatura brasileira, Ariano Suassuna, estará amanhã em BH. Ele é o convidado da próxima edição do projeto Ofício da Palavra, que encerra a programação de 2011.

Na 43ª edição do encontro, o incansável defensor da cultura brasileira apresenta uma de suas concorridas aulas-espetáculo, amanhã em BH, às 19:30, no Museu de Artes e Ofícios. A ENTRADA É GRATUITA.

Paraibano, nascido em 1927, em João Pessoa, Suassuna não nega as raízes e carrega em suas obras muitos elementos do Sertão nordestino. O interesse pelo teatro começou ainda na faculdade de Direito, onde conviveu com grandes personalidades como o dramaturgo e escritor Hermilo Borba Filho. Juntos, eles fundaram o Teatro do Estudante de Pernambuco, berço da carreira teatral de Suassuna, que, em 1955, produziu uma de suas obras mais marcantes, "O AUTO DA COMPADECIDA".

Imperdível o encontro com esse grande mestre da Grande Literatura Brasileira.

Estarei lá...

Sola Scriptura

domingo, 20 de novembro de 2011

Parrrede!

Quando eu estudava no colégio, interno,
Eu fazia pecado solitário.
Um padre me pegou fazendo.
- Corrumbá, no parrrede!
Meu castigo era ficar em pé defronte a uma parede e
decorar 50 linhas de um livro.
O padre me deu pra decorar o Sermão da Sexagésima
de Vieira.
- Decorrrar 50 linhas, o padre repetiu.
O que eu lera por antes naquele colégio eram romances
de aventura, mal traduzidos e que me davam tédio.
Ao ler e decorar 50 linhas da Sexagésima fiquei
embevecido.
E li o Sermão inteiro.
Meu Deus, agora eu precisava fazer mais pecado solitário!
E fiz de montão.
- Corumbá, no parrrede!
Era a glória.
Eu ia fascinado pra parede.
Desta vez o padre me deu o Sermão do Mandato.
Decorei e li o livro alcandorado.
Aprendi a gostar do equilíbrio sonoro das frases.
Gostar quase até do cheiro das letras.
Fiquei fraco de tanto cometer pecado solitário.
Ficar no parrrede era uma glória.
Tomei um vidro de fortificante e fiquei bom.
A esse tempo também eu aprendi a escutar o silêncio
das paredes.

Manoel de Barros

(No livro Memórias Inventadas, As infância de Manoel de Barros)

Sola Scriptura

sábado, 19 de novembro de 2011

A incrível Viagem da Família Aço


É o espetáculo da Companhia de Teatro Entreato, um espetáculo que consegue se manter em cartaz durante quatro anos ininterruptos, se apresentando Brasil afora. E depois de visitar São Luís e Recife, chega a Belo Horizonte com duas apresentações (apenas hoje e amanhã - 19 e 20/11/2011) sempre as 18h no Teatro Izabela Hendrix.

Com texto e direção de Lu Gatelli, o enredo de "A incrível Viagem da Família Aço" descreve como uma criança vai sendo levada pelos seus familiares a cinco cidades. No intuito de, aos poucos, ir lhe contando que ele não verá mais sua mãe.

A direção fica por conta dos palhaços do espetáculo que através de uma aventura, trata a temática da morte de forma eufemista, recheada de personagens, sotaques, cantigas, lendas e crendices do Brasil.

Vale a pena conferir, mesmo quem não é criança!!!

Teatro Izabela Hendrix
Rua da Bahia, 2020 - Sto Antônio
Informações 3330-7219

Sola Scriptura

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Debate sobre o texto "Meio pão e um livro" de Frederico García Lorca [Trad. Frei Betto]

Mediado por Fernando Captein, o debate sobre o texto "Meio pão e um livro" transcorreu sobre quatro pilares construídos pelos grupos:

1º Definição de CULTURA
2º Fome: conhecimento
3º Leituras de entretenimento: Best-sellers x clássicos literários
4º Níveis de leitura: experiências de leitura

A discussão calorosa, porém profícua parece não ter terminado e faço o convite para que possa se expandir para outros espaços e quiçá, outros grupos interessados em alguns dos eixos temáticos acima.

Só para esquentar a discussão:

Best-seller ou Clássico? Qual desses será lembrado no próximo século?

Proposta de produção de texto para o 1º Ano 18/11/2011



Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

A proposta é conhecida pelos 4 milhões de candidatos que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2011 (MEC).

O tema, já conhecido na prática pela maioria dos jovens, destacou o uso das redes sociais e o seu impacto no cotidiano dos seus respectivos usuários.

Para uma boa produção, o candidato deveria escrever sobre as redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, etc; e como se dá o relacionamento nestas plataformas.

É claro que não deveria esquecer de relacionar os conceitos de público x privado para a sociedade contemporânea, que é bem diferente do conceito de público x privado de gerações anteriores.

Como a maioria de nossos jovens são nativos digitais (termo emprestado do consultor de educação Marc Prensky), a proposta é que refletissem sobre uma forma saudável do uso dessa tecnologia, buscando o ponto de equilíbrio e o bom senso no uso das redes sociais respeitando sempre os direitos humanos.

Há de se reconhecer que a proposta do ENEM 2011 teve inovações, já que o exame valoriza temas concernentes a problemas socioeconômicos (como corrupção, valorização do idoso, o trabalho infantil, etc;).

Acredito, que os nativos digitais não tiveram dificuldades para redigir o texto já que a banca examinadora propôs neste exame um tema que evidencia o uso dessas redes e seus impactos na vida social/profissional (público) e pessoal (privado) de muitos internautas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROVA COMENTADA DO LIVRO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Na primeira questão da prova, o aluno deveria reconhecer que o romance Triste fim de Policarpo Quaresma é uma história de um nacionalista fanático que, quixotescamente (essa palavra era a dica da questão mais correta por causa do conceito de intertextualidade), tenta resolver sozinho os males sociais de seu tempo. Portanto as alternativas corretas eram D e A (da prova A e B respectivamente).

A questão dois faz uma análise da personagem que dá título ao romance Triste fim de Policarpo Quaresma que defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia. O aluno deveria ter marcado as opções C e B (da prova A e B respectivamente).

A terceira questão faz uma referência ao engajamento do major Policarpo Quaresma em três diferentes projetos que objetivam "reformar" o país. Temas esses amplamente discutido também no seminário do livro, no qual, a língua faz parte da cultura de um povo, portanto, os três eixos temáticos da obra são: cultural, agrícola e político. As alternativas corretas são A (da prova A) e D (da prova B).

Na questão quatro, a postura crítica em relação ao nacionalismo adotada pelo personagem no final do romance, tem nas alternativas B (prova A) e C (prova B) a resposta MAIS ADEQUADA: "a pátria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete. Nem a física, nem a moral, nem a intelectual, nem a política que julgava existir, havia."

A próxima questão, 5 - o aluno deveria relacionar os dois textos motivadores para perceber que em ambos os textos, os narradores creem que o universo e o homem estão sujeitos a uma ordem suprassensível, misteriosa, que impede a demarcação exata da lucidez e da loucura. Por isso a dificuldade de definição de sanidade e loucura dos personagens que trabalhamos nas obras de "O grande Mentecapto" de Fernando Sabino e 'Triste fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto. As alternativas eram B (para a prova A) e C (para a prova B).

A sexta questão, em que houve o maior índice de "Hellmans airline", ou seja, viagem na maionese, bastaria que o aluno fizesse uma resenha do livro, pois o que está sendo avaliado, além do conteúdo, era o gênero textual solicitado. Portanto, o texto deveria ter uma breve apresentação da obra, seguida de uma descrição sumária(divisão dos capítulos, temáticas, etc) e uma crítica pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico do aluno.

Termino o comentário com uma frase irônica desta célebre personagem da literatura brasileira que espero ter plantado nos vossos corações:

"Ou o Brasil acaba com a 'saúva' ou a 'saúva' acaba com o Brasil."

Mas a que eu mais gosto é uma que está quase no final do livro, quando Policarpo está preso. É uma frase que tem muito a ver comigo e sobre o que eu sinto em relação ao Brasil:

"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."

Sola Scriptura