sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Proposta de produção de texto para o 1º Ano 18/11/2011



Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

A proposta é conhecida pelos 4 milhões de candidatos que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2011 (MEC).

O tema, já conhecido na prática pela maioria dos jovens, destacou o uso das redes sociais e o seu impacto no cotidiano dos seus respectivos usuários.

Para uma boa produção, o candidato deveria escrever sobre as redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, etc; e como se dá o relacionamento nestas plataformas.

É claro que não deveria esquecer de relacionar os conceitos de público x privado para a sociedade contemporânea, que é bem diferente do conceito de público x privado de gerações anteriores.

Como a maioria de nossos jovens são nativos digitais (termo emprestado do consultor de educação Marc Prensky), a proposta é que refletissem sobre uma forma saudável do uso dessa tecnologia, buscando o ponto de equilíbrio e o bom senso no uso das redes sociais respeitando sempre os direitos humanos.

Há de se reconhecer que a proposta do ENEM 2011 teve inovações, já que o exame valoriza temas concernentes a problemas socioeconômicos (como corrupção, valorização do idoso, o trabalho infantil, etc;).

Acredito, que os nativos digitais não tiveram dificuldades para redigir o texto já que a banca examinadora propôs neste exame um tema que evidencia o uso dessas redes e seus impactos na vida social/profissional (público) e pessoal (privado) de muitos internautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário