quarta-feira, 9 de junho de 2010

O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2010


Já não é mais novidade que o Enem apresenta proposta de redação contextualizada e de temas políticos-sociais. Mas ainda assim, muitos alunos demonstram dificuldades na hora de relacionar os fragmentos de textos que vem no comando da questão.

O melhor a fazer, é um esquema padrão, ou seja, um planejamento da tese a ser defendida e para isso o aluno não poderá esquecer da tríplice avaliação em jogo: técnica, gramática e cosmovisão. Traduzindo: é necessário ter o conhecimento do gênero textual cobrado; conhecimentos gramaticais e leitura de mundo.

Diferente de outros concursos, que podem apresentar estilos variados, a redação do Enem, normalmente cobra um único estilo: o dissertativo-argumentativo, por isso, a necessidade do aluno produzir diversos textos apostando em temas diferentes.

Minha aposta:

Por estarmos a dois dias da estreia da Copa do Mundo no Continente africano (atentar para as questões históricas e geopolíticas desse continente, é outra aposta), evento que não vai durar mais do que um mês e que, em dias de Copa, estará nas capas dos principais jornais, revistas e principalmente da televisão, é a minha maior aposta temática da redação para esse ano, seguida, é claro de uma segunda hipótese: o cenário político, já que estamos em pleno ano eleitoral e a guerra entre candidatos parece ter começado mesmo antes do período eleitoral.

Sola Scriptura.

2 comentários:

  1. Olá,
    Bacana o seu diletantismo, a preocupação em orientar, instruir.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário JPM. Mas como educador, acredito que nossa principal função é orientar. As vezes acertamos, mas as vezes erramos tb. Sucesso!!!

    ResponderExcluir