quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desigualdade no ensino

Os resultados do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, mostram a desigualdade entre as instituições públicas e privadas do país. Das 20 melhores escolas de ensino médio do Brasil, 12 estão na região Sudeste e apenas duas são públicas, entre elas o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking nacional. A outra escola mineira a ocupar o oitavo lugar entre as 20 melhores do país é o Colégio Bernoulli, com uma das mensalidades mais caras de Belo Horizonte.

As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. Embora o Enem ainda seja questionado como uma avaliação fidedigna do Ensino Médio, o fato é que as provas, apesar de exaustivas, requerem do aluno conhecimento científico e a sua aplicação à realidade. Uma coisa o exame consegue: separar o aluno capaz de interpretar daquele incapaz de fazê-lo.

Mas, independentemente das críticas ou elogios ao Enem, o fato é que a discrepância entre as notas das escolas particulares e públicas é recorrente, e se explica, em parte, pelo baixo investimento feito na rede pública de ensino. Cálculos do próprio MEC indicam que o investimento por ano da rede pública convencional num estudante de ensino médio equivale ou é até inferior ao valor de uma mensalidade em escolas particulares de elite.

No ano passado, a prova foi feita por 2,4 milhões de pessoas. Neste ano, o número de inscritos deve dobrar, pois muitas universidades aderiram ao Enem como primeira etapa de seu vestibular, como a UFMG.

O diagnóstico divulgado ontem pede mais agilidade aos governos de todas as esferas na tentativa de imprimir maior qualidade ao ensino público e corrigir a distorção social que permite o acesso a uma boa escola apenas às classes mais favorecidas da sociedade brasileira.


Fonte: Hoje em Dia Disponível em << http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/blog-de-opini-o-1.10994/desigualdade-no-ensino-1.147323 >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário