quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ENXERGANDO O MUNDO

Daniela de Laet Souza


O que é olhar? O que é ver? Eis as duas formas de perceber o mundo, que embora semelhantes, divergem entre si, pela carga emocional, pela personalidade que cada um insere nessas ações.
Cada pessoa vê, olha os eventos exterior a sua maneira.É a indiossincrasia estendendo-se a visão, pois o que distingue, substancialmente, ver e olhar é a intensidade com que se observa.
Diria que ver é apenas a capacidade de perceber o exterior, suas formas, suas cores. Já o olhar é a fusão entre o ver e o interpretar, próprio e único, espiritual de cada ser, que pode ser assim expresso:

VER +INTERPRETAR= OLHAR

O rítimo frenético de nossos dias, consumidos pelo trabalho, pela poluição visual, suja os olhos,"diminui-lhes a voltagem". Vê sem se ter consciência do que é visto. Uma pessoa que passa por uma mesma rua todos os dias, não é capaz de relatar o que viu. Está tão acostumada com o seu campo visual cotidiano, que não percebe a tintura nova de uma casa. E tal hábito leva a indiferença do ser.
É o jeito de olhar do poeta que lhe rende tão belos versos. Ele com certeza viu pela primeira vez a essência das coisas que enxerga todos os dias. O seu reparar do que nunca ninguém olhou, trasforma o considerado simples em fantástico. Foi o que aconteceu certa vez com uma cebola: quando vista de perto, revelou-se de todo poética.
Os olhos são a janela da alma na medida da interpretação do que é visto, mas diria que não só eles se comportam assim, pois os outros sentidos, olfato e tato, podem a ser, se capazes de notar a poesia das coisas, de levar a reflexão.
O grande desafio constitui-se em conseguir assistir o mundo como uma criança, que tem os olhos limpos, "atentos ao espetáculo do mundo". Deixar de entrevê-lo, admirando, contemplando o mais simples e cotidiano, que está bem diante de nossos olhos.

(Ensaio apresentado à disciplina de Língua Portuguesa e Literatura do 3º ano da E.E.José Luiz Gonzaga Ferreira / RAVENA - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário