sexta-feira, 26 de março de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa 2010



A Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o futuro", realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Professor, participe e ajude seus alunos a descobrir a força que a escrita tem.

Muitos de meus ex-alunos sonharam com um concurso dessa magnitude, mas não chegaram a alcançar a sonhada oportunidade e hoje se tornaram escritores, blogueiros, poetas, gramaticistas, etc.

Hoje temos a oportunidade de tornar o sonho em realidade.

Por isso, já fiz minha inscrição (www.escrevendoofuturo.org.br) e incentivo a participação de todos os envolvidos em Língua e Literatura.

Contextualizando Guimarães Rosa, sabemos que o aprendizado se dá mesmo é durante o processo, na "travessia".

Mais informações: www.escrevendoofuturo.org.br



Sola Scriptura.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Resumo das Obras do Vestibular UFMG 2011

ATENÇÃO: Somente para inscritos nos cursos de Letras, Dança, Teatro e Comunicação.


Já está pronto o Resumo das Obras do Vestibular UFMG 2011. Interessados em adquirir a apostila deverá enviar email para jonaspbarbosa@hotmail.com para recebimento das informações sobre o material. O resumo constitui-se das obras:
A carteira de meu tio, Joaquim Manuel de Macedo (prosa)
A estrela sobre, Marques Rebelo (prosa)
Contos de Aprendiz, Carlos Drummond de Andrade (prosa)
O desertor (poemas), Silva Alvarenga
O homem e sua hora (poemas), Mário Faustino.
Comunicado aos vestibulandos:
"O resumo, em hipótese alguma, substitui a leitura dos livros recomendados pela UFMG. Trata-se apenas de uma ajuda a mais àqueles que prestarão o vestibular 2011."
Sola Scriptura.

Pedido de Isenção da Taxa do Vestibular da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informa aos interessados que, no período de 12 de Abril a 10 de Maio de 2010, estarão abertas as inscrições ao Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular (PITV) UFMG 2011. Edital completo e mais informações no site: www.ufmg.br/copeve

Mostra das Profissões

A Mostra de profissões acontecerá no Campus da Pampulha entre os dias 28 a 30 de Abril. Uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio e pré-vestibulares conhecerem um pouco mais os espaços acadêmicos e principalmente para auxiliar nas escolhas dos cursos de modo consciente e seguro.

Mais informações acesse o site: www.ufmg.br/copeve/mostradasprofissoes/

Sola Scriptura.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Livros Didáticos Públicos



Gostaria de "pegar carona" na ideia da prof. Thaís Cristina e divulgar o site do governo do Paraná, que disponibilizou Livros Didáticos Públicos, não somente para os alunos do Paraná, como também para os demais interessados no assunto. Particularmente não fiz ainda um estudo sobre o material, o que espero fazê-lo em breve, mas só de ter materiais pedagógicos disponíveis para comparação, já é uma boa iniciativa do Governo do Paraná. Quiçá o Governo de Minas imite a boa ideia e iniciativa... Pois bons exemplos, podem e devem ser copiados. Como fiz agora ao propagar a ideia da Prof.ª de Educação Física da nossa Escola. Parabéns Thaís pela pesquisa e pela iniciativa de divulgar o que é bom nesse país...


Mais informações pelo site: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/


Sola Scriptura.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu, designado


"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
Evangelho de Marcos capítulo IV, verso IX


"Assembleia Estadual: 16 de março às 14h
no Novo Centro Administrativo."
Informe Publicitário do Sind-UTE/MG,
publicado no HOJE EM DIA, edição domingo, 14/03/2010.




Eu, designado, não irei aderir à paralisação do dia 16/03 (terça-feira) e aponto algumas razões porque não entrarei mais nessa querela:


Eu, designado, aderi à paralisação de 2008, participando das atividades sindicais realizadas no dia D, enquanto os meus colegas, efetivos (leia-se concursados) e efetivados (leia-se não concursados, que entraram no exercício público pela LC 100 de 2007) ficaram em casa, utilizando o dia, não como um ato democrático para reivindicar melhorias salariais, mas como um dia de "descanso" das atividades docentes;


Eu, designado, vi minhas colegas de área, na verdade, amigas de prosas e verbos, as irmãs Iracema e Uyara, aderirem à greve de 2008, participando das assembleias e negociações realizadas sem nenhum avanço; enquanto nossos outros colegas, efetivos e efetivados, furaram a greve e voltaram ao exercício, logo na primeira ameaça de cortes nos proventos e outras sanções...


Eu, designado, repus as aulas referentes ao período da greve, com um calendário de reposição esdrúxulo, enquanto meus colegas, efetivos e efetivados, faziam gracejos com a situação;


Eu, designado, acredito que a paralisação é uma ameaça de greve, devendo os mesmos que aderi-la, participarem das atividades e assembleias propostas; enquanto que a maioria dos meus colegas, efetivos e efetivados, a veem apenas como um dia de "descanso", pois não participam de tais atividades preferindo assistir "de longe" o desenrolar das negociações, se é que fazem pelo menos isso, ficando totalmente alheios à luta da classe...


Eu, designado, trabalho em prol da melhoria da educação desse Estado, às vezes, em escolas das quais a nota do Ideb estão abaixo da média, crescendo consideravelmente ao longo do nosso trabalho, fazendo com que, meus colegas, efetivos e efetivados, recebessem seus 14º salários enquanto, nós, designados, recebíamos nossos 13º salários rateados de acordo com os meses trabalhados;


Eu, designado, se fosse olhar para o "sistema", planejaria minhas aulas ao nível pago pelo Estado, todavia, estou na docência por missão vocacional e por acreditar que a bicicleta, assim como em E.T. de Spilberg, um dia pode voar e não por nenhum tipo de fuga;


Por isso, eu, designado, não irei aderir mais a nenhum tipo de manifestação sindical, quer seja de paralisação, quer seja de greve.


Pois, eu, designado, de fato, cansei: não da minha atividade docente, mas da hipocrisia da maioria dos meus colegas.


Sola Scriptura.

terça-feira, 9 de março de 2010

Ao (grande) mestre, com carinho

Meia noite, eu preciso dormir porque amanhã de manhã tenho várias coisas a fazer, e mais: É aniversário do grande mestre e eu ainda nem decidi o que fazer.

Eu gostaria que ele estivesse aqui, pra me dar o presente de sentarmos na praça de alimentação do denominado por ele, templo do capitalismo (leia-se shopping) e conversarmos horas a fio, mas ele não está aqui.

Sinto que a minhas palavras faltam, e, provavelmente faltariam se eu tivesse o dicionário todo na ponta da língua, talvez até se eu tivesse mais de um dicionário assim.

Mal dormi e a noite já passou! Preciso levantar, estou com uma pilha de requisitos para analisar hoje e, com sorte, modelar ao menos parte do banco de dados para validarmos na próxima reunião, mas essas coisas não interessam ao mestre, hoje é o aniversário dele!

Uma pausa.

Esqueci todos os compromissos, para empreender um tempo em homenageá-lo, que os requisitos esperem, porque o mestre não pode esperar: Hoje é seu aniversário! Seu aniversário! Espero que os seus alunos atuais estejam sabendo valorizar a chuva de inteligência, perspicácia e criatividade das suas aulas; A sua dedicação profissional e o seu amor pela educação deste país. Espero que eles estejam cuidando bem das suas expectativas sobre a disseminação da nossa valiosíssima literatura e tenham descoberto a sua amizade e compreensão. Espero que não estejam te chateando e que os seus superiores estejam sendo civilizados para entender seus propósitos.

Não poderia te presentear sem me lembrar do primeiro texto meu que você leu, quando ainda estava no terceiro ano do ensino médio: ”Considerações sobre o tempo”. Talvez você não saiba, mas vários outros professores da nossa escola naquela época leram o mesmo texto e ficaram alheios a ele, mas você não: Leu, me deu força para mandá-lo ao projeto da UFMG, me deu força para mandar outros textos e hoje, nós dois temos textos publicados pelo mesmo importantíssimo projeto: A honra em tê-los publicados lá, junto ao 806, sem exageros, é maior do que junto a outros nomes, porque foi o seu nome me deu força para continuar, quando eu já quase desistia. O Casmurro, se não fosse você, seria desdenhado como tantos outros textos que eu fiz e não consegui mensurar o valor: Foi você que deu e agregou valor à minhas memórias adolescentes tatuadas em papel; Foi você, que não se importou se eu era um aluno de escola pública; Foi você, que mesmo querendo que eu fizesse Letras, me apoiou a fazer um curso tecnológico e ainda me confortava em meus momentos de dúvida: “Isso vai ser bom pra você, nós ainda vamos escrever juntos sobre a leitura no ciberespaço”; É você, a única pessoa em quem eu confio para criticar meus textos; É você, em quem eu confio para compartilhar minhas idéias; É você, o amigo que eu espero em todos os feriados, na maioria deles vem e desaparece, e eu perdôo sem problemas; É você que me ensina palavras que eu nunca vi antes e você é tanta coisa, que não caberia nas palavras, nem na literatura, por mais poderosa que ela seja.

O aniversário é apenas a ocasião que aproveito para externar tantas palavras que eu guardava comigo nesses últimos anos, em que te conheci. Não vou parabenizá-lo por estar completando mais um ano de vida, porque isso é uma conseqüência do tempo. Vou parabenizá-lo pela pessoa que você tem sido para a educação desses país e por tudo o que tem ensinado às pessoas. Ser bonzinho, apenas, não é tudo: É preciso acrescentar virtudes às pessoas e é isso que eu tenho certeza que você faz.

O título desse texto, é baseado no filme, que leva o mesmo título, e, eu, sem nenhum engano, diria que você é aquele professor: Capaz de transformar um banco de marginais em rapazes e moças bem educados e respeitosos. Espero não ter tomado muito o seu tempo, mas acho que, diante de tudo o que és, eu não poderia fazer menos do que isso, pelo contrário, eu deveria fazer mais, mas, as circunstâncias apenas me permitem dizer que tudo isso que eu disse, eu dedico, de coração Ao (grande) mestre, com carinho.

Atenciosamente

Ítalo Chesley Gomes da Silva

Sola Scriptura;

Blog Literário:http://italochesley.wordpress.com Blog

Tecnológico:http://italochesleytech.blogspot.com

"Não pode da mesma fonte o doce e o amargo, se Cristo habita de fato no coração."
Sérgio Pimenta

quinta-feira, 4 de março de 2010

A História de Ester, minissérie da Record, estreiou ontem (3/3/2010) com sucesso total...


Simplesmente, espetacular...

Valeu a pena ter esperado, depois do adiamento do dia da estréia daquela que tem tudo para ser uma das melhores minisséries de todos os tempos. Por se tratar de uma releitura de um texto clássico, épico e sagrado, mas ao mesmo tempo envolvente e contemporâneo.

Para quem desejar saber mais, sugiro o link

http://www.rederecord.com.br/programas/a-historia-de-ester/historia.asp

PS. aos meus alunos: Atentar, pois poderá vir algum trabalho baseado na minissérie. Por enquanto, é assistir por puro prazer.

Quem ainda não conhece o texto integral, poderá procurar o Livro de Ester em qualquer versão Bíblica e ler para poder situar no decorrer da minissérie.

Sola Scriptura.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aos olhos dos sensíveis de coração...

Retórica

Quantos mundos tem no mundo?
Quantos você tem no mundo?
Quem é você?

Quantas pessoas tem no mundo?
Quantas pessoas você tem?
Para quantas pessoas você mudou o mundo?

Quantos mundos você tem?
Qual é o seu mundo?
Quem é capaz de mudar seu mundo?

Você é capaz de mudar o mundo?
O mundo é capaz de mudar você?
Quem, além de você, é capaz de mudar o mundo?

Ítalo Chesley (poeta e escritor)