quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROVA COMENTADA DO LIVRO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Na primeira questão da prova, o aluno deveria reconhecer que o romance Triste fim de Policarpo Quaresma é uma história de um nacionalista fanático que, quixotescamente (essa palavra era a dica da questão mais correta por causa do conceito de intertextualidade), tenta resolver sozinho os males sociais de seu tempo. Portanto as alternativas corretas eram D e A (da prova A e B respectivamente).

A questão dois faz uma análise da personagem que dá título ao romance Triste fim de Policarpo Quaresma que defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia. O aluno deveria ter marcado as opções C e B (da prova A e B respectivamente).

A terceira questão faz uma referência ao engajamento do major Policarpo Quaresma em três diferentes projetos que objetivam "reformar" o país. Temas esses amplamente discutido também no seminário do livro, no qual, a língua faz parte da cultura de um povo, portanto, os três eixos temáticos da obra são: cultural, agrícola e político. As alternativas corretas são A (da prova A) e D (da prova B).

Na questão quatro, a postura crítica em relação ao nacionalismo adotada pelo personagem no final do romance, tem nas alternativas B (prova A) e C (prova B) a resposta MAIS ADEQUADA: "a pátria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete. Nem a física, nem a moral, nem a intelectual, nem a política que julgava existir, havia."

A próxima questão, 5 - o aluno deveria relacionar os dois textos motivadores para perceber que em ambos os textos, os narradores creem que o universo e o homem estão sujeitos a uma ordem suprassensível, misteriosa, que impede a demarcação exata da lucidez e da loucura. Por isso a dificuldade de definição de sanidade e loucura dos personagens que trabalhamos nas obras de "O grande Mentecapto" de Fernando Sabino e 'Triste fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto. As alternativas eram B (para a prova A) e C (para a prova B).

A sexta questão, em que houve o maior índice de "Hellmans airline", ou seja, viagem na maionese, bastaria que o aluno fizesse uma resenha do livro, pois o que está sendo avaliado, além do conteúdo, era o gênero textual solicitado. Portanto, o texto deveria ter uma breve apresentação da obra, seguida de uma descrição sumária(divisão dos capítulos, temáticas, etc) e uma crítica pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico do aluno.

Termino o comentário com uma frase irônica desta célebre personagem da literatura brasileira que espero ter plantado nos vossos corações:

"Ou o Brasil acaba com a 'saúva' ou a 'saúva' acaba com o Brasil."

Mas a que eu mais gosto é uma que está quase no final do livro, quando Policarpo está preso. É uma frase que tem muito a ver comigo e sobre o que eu sinto em relação ao Brasil:

"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."

Sola Scriptura

2 comentários:

  1. Errei a terceira questão...professor você pode dar-me algun exercício extra para que eu possa recuperar essa questão perdida?
    _Leo diz_ professor por que aqui fala que o livro é um romance? Não fala nada de amor. KKKKKKKKKKKKKK
    Não esqueça de levar a adaptação do texto " o homem de cabeça de papelão"

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Leo, só vc não viu a história de amor, no mais, romance refere-se ao gênero literário e não... ah! porque estou explicando isso aqui se vc está de gozação... Vixi!!!

    Rafael... vou esquecer de propósito. Vou deixar o texto FORA DA PASTA. ashuahsuhuashu

    ResponderExcluir