terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Discurso FORMANDOS 2009 - E.E.José Luiz Gonzaga Ferreira

Discurso proferido aos formandos 2009 da E.E. José Luiz Gonzaga Ferreira - Ravena - MG

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LUIZ GONZAGA FERREIRA


DISCURSO PARA FORMATURA DO 3 ANO VERDE – TURMA 2009


Ilustríssimo Senhor Professor Carlos Antônio Finelli, Diretor da Escola Estadual José Luiz Gonzaga; Ilustríssimos professores e demais componentes da mesa, alunos formandos aqui presentes, funcionários, pais, e até mesmo o sr. Tareq e a sra. Michaele Salahi que por acaso estejam entre nós...

Ao aceitar o convite e assumir o compromisso de ser oficialmente o orador do 3 ano verde, muito me passou pela mente sobre o que dizer neste momento tão marcante para cada aluno aqui presente. É certo que deveria servir-me de simples e poucas palavras, todavia que pudessem expressar de maneira singular a emoção, felicidade e satisfação que hoje inunda minha alma ao ver todos vocês, cumprindo mais uma etapa da vida escolar.
E dentro desta perspectiva, buscando inspiração para elaborar este discurso, lembrei-me de uma citação do mineiro cordisburguense João Guimarães Rosa ao dizer que o aprendizado não se dá no início e nem no fim, mas no meio. Ponderando sobre esse pensamento, podemos inferir que o aprendizado é a terceira margem do rio (Conto que vocês ficaram me devendo o estudo, e que, tenho certeza, irão ler antes de dormir, senão, todos vocês serão tomados de insônia até lerem o conto...).

Aos ausentes, que não vieram a essa celebração, exceto por motivos alheios à vontade, mas pelo simples fato de pensar que não há o que se comemorar em uma conclusão de Ensino Médio, gostaria de tornar público alguns números oficiais do governo, publicado no jornal Hoje em Dia da última quarta-feira, dia 16/12/2009:

“De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), embora o ensino fundamental já esteja universalizado no país, a escola pública de ensino médio ainda não existe em 46 municípios brasileiros, 15 deles em Minas Gerais.” E graças a Deus, o município de Ravena não faz parte dessa estatística, por isso, um motivo para se comemorar!!

“Dos 51,1 milhões de alunos matriculados em todos os níveis de ensino – com exceção do universitário -, 31,4 milhões estudavam no ensino fundamental e apenas 8,2 milhões no ensino médio.” E graças ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, somos parte desses 8 milhões.

“O Ipea ainda divulgou que no caso de estabelecimentos públicos culturais, 2.953 municípios não têm qualquer instituição desse tipo, o equivalente a 53% do total, sem acesso a qualquer tipo de cultura.” E graças ao Divino Espírito Santo, não fazemos parte também desta estatística, graças a Lira da Paz, fundada desde 1902 da qual fazem parte alguns de nossos alunos e uma “Fessorinha” também!

Portanto, todos os presentes hão de convir comigo que temos muitos motivos para celebrar essa noite que é única e tornará ainda mais bela quando cada nome for anunciado aqui para receber o seu “batismo” escolar. E com esse ato simbólico, queremos transferi-los para os diversos cursos acadêmicos espalhados pelas muitas universidades públicas do nosso país.

É claro que, se não houve entre vocês um plano para um encontro marcado – como bem previu Fernando Sabino, restará a saudade desses anos, dos amigos formados desde o jardim de infância, das aulas (mesmo àquelas mais chatas de leituras extensas...), dos professores, das noites sem dormir não vou falar porque seria hipocrisia, e até mesmo das provas... isso mesmo, das provas... sem as quais não estaríamos aqui, pois muito além de serem somativas, elas são formativas.

Bem... a vontade que me dá era de congelar e guardar tudo isso: amigos, esse ano, a noite de hoje, tudo... mas seria egoísmo de minha parte. Na música intitulada CANÇÃO DA AMÉRICA, Milton Nascimento nos lembra que “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.” E com certeza, do lado esquerdo do meu peito, bem aqui no coração, cada um de vocês, formandos e colegas de trabalho, já residem. Claro que do lado esquerdo do peito, contudo, do lado direito do coração, porque o esquerdo do meu coração já tem morada cativa para minha única e amada esposa, Natália!

É por tudo isso que peço a todos os formandos que se orgulhem de fato desta conquista, pois no Estado de Minas Gerais existem 11.257 escolas de ensino fundamental e apenas 2.006 escolas de ensino médio, com a Escola Estadual José Luiz Gonzaga Ferreira – 2007!

A todos nós, muito sucesso e que Deus nos proteja nessa nova caminhada!

[Para não cair no esquecimento, a estrutura do primeiro parágrafo foi:
A e B, C. A, todavia B, C, D.]

Obrigado,
Por me receberem nessa escola maravilhosa;

Pelo convite que me fizeram em ser o orador da turma de vocês [vocês devem ser mais loucos do que eu];

E por falar em loucura, um lembrete a alguns alunos: “Eu não sou doido, nem maluco, apenas acredito nos sonhos daqueles que desacreditam neles mesmo”.

E, para terminar, lembremo-nos daquele quarto horário, às quintas-feiras, depois do recreio, o Michel sempre atrasado e suado. Gostaria que declarassem em uma só voz, a nossa frase de reflexão:

“Eu odeio esse horário radicalmente”.

I Love You!!!

Prof. Jonas Pinheiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário