sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Adeus Bia, estou indo embora...

E você sabe por que estou indo embora...

Parece-me que em sua casa ou gestão, não há lugar para mim. Há lugar para todas as outras, menos para mim. E logo eu, que tenho colaborado tanto com você!

Todas as outras tem direito à teoria e prática. De mim, só queres a prática porque acha que a teoria não é apropriada, basta apenas praticar movimentos repetitivos, sem nenhuma explicação do bem que esses movimentos proporcionam, e porque tem de ser assim e não assado!

Ora, ora Bia... Os deuses gregos e do Olimpo que o digam!

Já não bastasse essa cosmovisão discrepante entre nós, e agora, até a outra, que também era coadjuvante, evocaste para provocar-me à ira dando-lhe o auditório, mesmo que esse fosse o lugar reservado a uma dúzia de dias para a aplicação de minha teoria.

Tudo bem que não quiseste um relacionamento harmonioso. Mas daí, entrar em meu recinto alegando que um momento de socialização entre eu e meus adeptos havia se tornado em uma algazarra, mais me pareceu um ataque de ciúmes do que lucidez! O pior é que as outras também já me queixaram dessa sua atitude déspota: invasão de privacidade que designa sua falta de profissionalismo boçal.

E parece-me que fantasma, segundo o dito popular, sabe mesmo para quem aparece! Por que não agir de forma tão ríspida com àqueles que lhe arrancam até as portas de casa? Por que não tiveste a ajuda de seu fiel escudeiro? (O famigerado que tenta imitar uma máquina de cortar papel e parece que nem isso consegue fazer com perfeição!?) Ah Bia são tantas as desilusões que tenho de você...

Por último e não menos importante, agora você quer que eu atue junto com a minha companheira, a minha igual, e no mesmo horário. Se você esqueceu, Bia, deixa-me refrescar sua memória: Esquecestes que o pátio de nossa(?) casa é de terra batida e está cheio de mato? (Você esqueceu de priorizar a limpeza nas férias!) E que a outra área, normalmente chamada de quadra poliesportiva, está em reformas? Se eu tenho causado muito tumulto, sorry Bia!, é porque em minhas atividades ninguém pode ficar parado, entende pelo menos isso, vai!

Não sou eu que estou provocando o êxodo dos alunos de suas outras disciplinas... Porque dos meus, eu cuido muito bem, respeitando todas as regras didáticas e pedagógicas de nossa(?) casa! E colocar eu e minha igual juntas não é solução Bia, serão setenta (70, veja bem... setenta) alunos de faixa etárias diferentes dividindo o mesmo espaço!

Ao pedir que você revisse a decisão esperava algo mais democrático Bia... Jamais esperava ouvir, muito menos de você, que preferiria que a qualidade da aula de Educação Física caísse do que a qualidade das outras (disciplinas). Não é isso que preconiza os PCNs muito menos o CBC Bia! E olha que procurei a definição que me deste e não encontrei nem nos PCNs e nem no CBC: “O Estado quer que os meninos se movimentem independente da qualidade do movimento.” Onde você leu isso Bia!?

Contudo, antes do adeus Bia, gostaria que refletisse muito sobre algumas questões que, confesso, não consegui respostas...

Todas as suas atitudes, que foram tomadas recentemente, são por falta de informação? Acredito que não, né Bia... Estamos na era da informação e a conseguimos por meios mais diversos... O que me leva a pensar, e nem quero acreditar nisso, que seja preconceito, o que seria um repúdio em nosso meio educacional.

Ou seria abuso de poder, implicância com os seus subordinados ou até mesmo desconhecimento dos benefícios da Educação Física para os alunos? Sabe Bia, pelo papel social que tens, ainda não consegui enquadrar sua ação a nenhuma dessas hipóteses!? Pois me parece incoerente ao papel de gestor importunar mais com uma disciplina do que com o patrimônio escolar que não é só do governo, é do povo, é da comunidade, é de todos nós Bia!

Talvez exista tantas outras Bias espalhadas por aí e que estejam lendo essa carta de (de)renúncia, que seja responsável pelo descaso com a educação pública, talvez não pelo viés do discurso, mas das ações que falam mais alto que qualquer discurso!
Já que grandes escolas particulares estimulam os esportes e a educação física na escola, ainda mais em tempos de olimpíadas, não vai ser difícil encontrar um lugar que alguém me ame de verdade, por isso só me resta dizer-lhe:

Adeus Bia, estou indo embora!...

(Quaisquer semelhanças entre os personagens e fatos aqui apontados serão meras coincidências!)

Thaís Cristina Ferreira Pinto
Jonas Pinheiro Barbosa

Professores da Rede Pública

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, ótimo!
    Talvez, nele, qualquer gestor que trabalha na área da Educação, principalmente pública, pode tirar algum bom proveito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jonitas, por abraçar a minha causa!

    ResponderExcluir