quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Conteúdo programático de Português e Literatura para Ensino Fundamental e Médio

Atendendo aos apelos de muitos colegas de área, coloco à disposição modelo de conteúdo programático das disciplinas de Português e Literatura baseados nos CBCs de cada série e nos PCNs. Segundo eles, não teem encontrado disponível para pesquisa e às vezes, os colégios restringem as informações colocando-as nas áreas restritas. Então está aí, PARA TODO MUNDO VER E COPIAR...



----------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA 1º ANO

UNIDADE I
INTRODUÇÃO À LITERATURA

A plurissignificação da linguagem literária
O texto literário e o texto não literário
A Literatura na Idade Média
Filme: O nome da rosa
História Social do Trovadorismo: as cantigas trovadorescas
O texto teatral: Gil Vicente
Leitura Dramatizada: Farsa de Inês Pereira

UNIDADE II
HISTÓRIA SOCIAL DO CLASSICISMO

O Renascimento: Renascimento e Classicismo
A Linguagem da poesia clássico-renascentista: Os Lusíadas
O Quinhentismo no Brasil: A Literatura de Informação
Leitura: A carta de Caminha

UNIDADE III
HISTÓRIA SOCIAL DO BARROCO

Barroco: A arte da indisciplina
A linguagem barroca: Pe. Antônio Vieira e Gregório de Matos
O Barroco em Portugal: Literatura como missão (Pe. Antônio Vieira)
O Barroco no Brasil: adequação e irreverência (Gregório de Matos)

UNIDADE IV
HISTÓRIA SOCIAL DO ARCADISMO

O Arcadismo: a linguagem árcade
O Arcadismo em Portugal: sonetos de Bocage
O Arcadismo no Brasil: os árcades e a Inconfidência (Tomás Antônio de Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa)


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+EM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC,
1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. Vol. 1. São Paulo: Atual, 1.999.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

PARADIDÁTICOS: Filmes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA 2º ANO

UNIDADE I
HISTÓRIA SOCIAL DO ROMANTISMO

A poesia
Romantismo: A arte da burguesia
O Romantismo em Portugal:
A primeira geração Romântica
A segunda geração Romântica
O Romantismo no Brasil
A primeira geração do Romantismo no Brasil
A segunda geração do Romantismo no Brasil
4. O Condoreirismo

UNIDADE II
O ROMANTISMO: A PROSA

O romance romântico e a identidade nacional
O romance indianista
Leitura: O Guarani de José de Alencar e Instinto de nacionalidade de Machado de Assis

UNIDADE III
HISTÓRIA SOCIAL DO REALISMO, DO NATURALISMO E DO PARNASIANISMO

O Realismo: a realidade desnuda
A linguagem da prosa realista
1.1.1 Leitura: “Missa do galo” de Machado de Assis
2. O Realismo em Portugal:
2.1 Leitura: O primo Basílio de Eça de Queirós
3. O Realismo no Brasil: Machado de Assis e a linguagem pensante
Leitura: Dom Casmurro, O Alienista.
O Parnasianismo no Brasil

UNIDADE IV
HISTÓRIA SOCIAL DO SIMBOLISMO

O Simbolismo: a linguagem da música
Parnasianismo x Simbolismo
O Simbolismo em Portugal
O Simbolismo no Brasil
O teatro (romântico x realista)



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+EM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. Vol. 2. São Paulo: Atual, 1.999.

PARADIDÁTICOS: Filmes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA 3º ANO

(NOTA DO EDITOR: Geralmente, com os 3º anos do E.M., procuro trabalhar com os livros recomendados para o vestibular. Como também sou professor da Rede Pública e nossos alunos, em sua maioria, não teem condições de pagar um cursinho para se igualarem aos concorrentes da Rede Privada, procuro eliminar essa defasagem literária estudando com eles as obras solicitadas. E para o vestibular 2011 da UFMG, ei-las:)

UNIDADE I

A CARTEIRA DE MEU TIO

Estudo da obra de Joaquim Manuel de Macedo
Escola literária, Contextualização
Estudo dos sujeitos, tempo e espaços ficcionais da obra

UNIDADE II

A ESTRELA SOBE

Estudo da obra de Marques Rebelo
Escola literária, contextualização
Estudo dos sujeitos, tempo e espaços ficcionais da obra

UNIDADE III

CONTOS DE APRENDIZ

Estudo da obra de Carlos Drummond de Andrade
Escola literária, contextualização
Estudo dos sujeitos, tempo e espaços ficcionais da obra

UNIDADE IV

‘O DESERTOR’ E ‘O HOMEM E SUA HORA’

Estudo da obra de Silva Alvarenga e Mário Faustino
Escolas literárias, contextualizações
Estudo dos sujeitos, tempo e espaços ficcionais da obra



LEITURAS RECOMENDADAS:

A carteira de meu tio: Joaquim Manuel de Macedo
A estrela sobre: Marques Rebelo
Contos de Aprendiz: Carlos Drummond de Andrade
O desertor (poemas): Silva Alvarenga
O homem e sua hora: Mário Faustino


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ALVARENGA, Silva. O desertor

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de Aprendiz
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCNEM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

FAUSTINO, Mário. O homem e sua hora

MACEDO, Joaquim Manuel de. A carteira de meu tio

REBELO, Marques. A estrela sobe



-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS 1º ANO

UNIDADE I
AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DO DISCURSO

Comunicação humana: linguagem, língua e fala;
Signo linguístico e funções da linguagem
Norma culta e variedades lingüísticas: o preconceito linguístico
Sentido das palavras: denotativo e conotativo (metafórico)
Figuras de linguagem
Interpretação de texto verbal e não verbal: história em quadrinhos, charge e tirinhas.

UNIDADE II
LÍNGUA: USO E REFLEXÃO I

Estrutura das palavras:
Processo de formação de palavras
Ortografia:
Noções gerais sobre ortografia
Novo Acordo ortográfico
3. Interpretação textual

UNIDADE III
LÍNGUA: USO E REFLEXÃO II

Morfossintaxe I: classes de palavras variáveis
Morfossintaxe II: classes de palavras invariáveis
Sintaxe: termos (essenciais, integrantes e acessórios) da oração.
Interpretação textual

UNIDADE IV
TEXTO, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

O planejamento do parágrafo
Introdução de modalizadores e expressões de estilo em fórmulas textuais
Interpretação de textos:
Níveis de leitura:
Decodificação
Inferência
Extrapolação



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+EM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC,
1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. Vol. 1. São Paulo: Atual, 1.999.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

PARADIDÁTICOS: Jornais, revistas e filmes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS 2º ANO

UNIDADE I
LÍNGUA: USO E REFLEXÃO

Noções gerais sobre ortografia
Novo Acordo Ortográfico
Morfossintaxe I (classes de palavras variáveis)
Morfossintaxe II (classe de palavras invariáveis)
Sintaxe: termos (essenciais, integrantes e acessórios) da oração
Interpretação de texto verbal e não verbal: charge, tirinha e cartum.

UNIDADE II
AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DO DISCURSO:

O modo de organização do discurso narrativo
Elementos estruturais da narrativa
O enredo, a verossimilhança
O tempo e o espaço
O narrador: variantes do narrador em 3ª e em 1ª pessoa
Estudo da notícia, crônica e conto
Interpretação de texto: semântica e interação

UNIDADE III
OS MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO:

Gêneros e tipos textuais
Argumentativo:
O texto publicitário, a crítica e o editorial
O modo de organização do discurso argumentativo:
* Argumentos empíricos ou factuais
* A causalidade (argumentos causais)
* Argumentação pragmática (ad consequentiam)
Os argumentos fundados em confrontação
Os argumentos de autoridade e legitimação
Conjunção e argumentação
Interpretação de texto: editorial e crítica


UNIDADE IV

TEXTO, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

O planejamento do parágrafo
Introdução de modalizadores e expressões de estilo em fórmulas textuais
Sintaxe de relação: concordância, regência, crase e colocação pronominal
Função do “que” e do “se”:
Como eliminar o vício do queísmo
Interpretação de textos: O teatro.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+EM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. Vol. 2. São Paulo: Atual, 1.999.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto. Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

PARADIDÁTICOS: Jornais, revistas e filmes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS 3º ANO

UNIDADE I

AS CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS ENTRE ORAÇÕES:

Noções gerais sobre ortografia
Novo Acordo Ortográfico
Conjunção e argumentação: as relações lógicas
Sintaxe I: O período composto por coordenação
Valores semânticos das orações coordenadas sindéticas (com conjunções)
O modo de organização do discurso
As pessoas do discurso
Enunciação em 1ª pessoa: efeito de subjetividade
Enunciação em 2ª pessoa: efeito de interlocução
Enunciação em 3ª pessoa: efeito de objetividade
Gêneros e tipos textuais:
Narrativo
Contos, romance e novelas
Elementos estruturais da narrativa:
O enredo
Personagens e papéis narrativos
Os esquemas narrativos
Interpretação de texto verbal e não verbal: charge, tirinha e cartum.

UNIDADE II
AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DO DISCURSO

Gêneros e tipos textuais
Dissertativo
Artigo de opinião, resenhas, artigos e ensaios.
O modo de organização do discurso dissertativo
Estrutura da argumentação: proposição, tese e persuasão
A argumentação persuasiva
A argumentação demonstrativa
A argumentação retórica
Interpretação de texto: Crônica

UNIDADE III
LÍNGUA: USO E REFLEXÃO

1. Sintaxe II: O período composto por subordinação
1.1 Valores semânticos das orações subordinadas e suas conjunções subordinativas
1.1.1 As orações subordinadas adjetivas
1.1.1.1 As orações subordinadas adjetivas reduzidas
1.1.2 As orações subordinadas adverbiais
1.1.2.1 As orações subordinadas adverbiais reduzidas
2. Interpretação de texto: Reportagem e notícia


UNIDADE IV

TEXTO, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

O método sistêmico de produção textual
O planejamento dos parágrafos
Como associar as formas de planejamento do parágrafo às fórmulas textuais de períodos
Introdução de modalizadores e expressões de estilo em fórmulas textuais
Produção de texto: vestibulares e concursos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+EM 1º ao 3º ano. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. Vol. 3. São Paulo: Atual, 1.999.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

PARADIDÁTICOS: Jornais, revistas e filmes.



-------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS 9º ANO

UNIDADE I

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DO DISCURSO:

Comunicação humana: linguagem, língua e fala;
Noções gerais sobre ortografia: Novo Acordo Ortográfico
O modo de organização do discurso descritivo
As pessoas do discurso
Enunciação em 1ª pessoa: efeito de subjetividade
Gêneros e tipos textuais
Descritivo
Receitas, rótulos e manuais
O modo de organização do discurso descritivo
As operações de descrições
O ponto de vista descritivo


UNIDADE II

AS CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS ENTRE ORAÇÕES:

O modo de organização do discurso narrativo
Enunciação em 2ª pessoa: efeito de interlocução
Gêneros e tipos textuais
Narrativo
Contos e romances
Elementos estruturais da narrativa
O enredo
Personagens e papéis narrativos
Os esquemas narrativos
Conjunção e argumentação;
Período composto por coordenação
Tipos de orações coordenadas sindéticas (com conjunções)

UNIDADE III

OS MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO:

Gêneros e tipos textuais
Dissertativo
Artigo de opinião, resenhas e artigos.
O modo de organização do discurso dissertativo
Enunciação em 3ª pessoa: efeito de objetividade
Estrutura da argumentação
A argumentação persuasiva
A argumentação demonstrativa
A argumentação retórica
Conjunção e argumentação
Período composto por subordinação
Tipos de orações subordinadas e suas conjunções subordinativas

UNIDADE IV

TEXTO, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

O planejamento do parágrafo
Introdução de modalizadores e expressões de estilo em fórmulas textuais
Interpretação de textos:
Níveis de leitura:
Decodificação
Inferência
Extrapolação

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC: proposta curricular para o ensino fundamental e médio. Língua portuguesa.

DELMATO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português: idéias e linguagens. São Paulo: Saraiva, 2005.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto. Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

PARADIDÁTICOS: Jornais, revistas e filmes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero ter ajudado de algum forma àqueles que andavam se descabelando para entregar planos de ensino anual. Agora é só adequarem à realidade de sua escola.

Os planos acima são sugestivos, podendo ser acrescido ou substituido, de acordo com a realidade de cada escola.

Sola Scriptura.


20 comentários:

  1. vc e complicado mesmo q twiter complicado aki nem consegui achar nada.

    ResponderExcluir
  2. Você está de parabéns! Estava procurando um conteúdo prográmatico de português e esse se encaixa a nível nacional! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. porque voces não facilitam nossa vida quando procuramos informações só dificultam mais ainda queria entender isso.o que custa uma informação de um conteudo que estou procurando?

    ResponderExcluir
  4. Valeu pois acima de tudo estou em uma escola que nem ppp tem obrigada

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, ajudou bastante! abçs

    ResponderExcluir
  6. está ótimo muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. MUITTISSIMO OBRIGADA! Está de acordo com conteudos nacionais, uma vez que me comprometi com meus alunos a ajuda-los nas questoes de provas do enem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Professor Jonas, muito obrigado pelo suporte!

    ResponderExcluir
  9. Deus te abençoe.Muito linda sua generosidade.Valeu.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  11. Muita bondade compartilhar todo esse conteúdo conosco.
    Não se exponha. O verbo "TER" apresenta erro na grafia. Com certeza não foi você quem grafou, mas há pessoas que adorarão manchar a sua imagem por isso.Mil perdões, querido. Bjs

    ResponderExcluir
  12. eu estava sofrendo para encontrar este material relacionado ao ensino médio, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada! Namastê!

    ResponderExcluir
  14. Prof. Muito obrigada. Poupou-me muito tempo ter que digitar esse conteúdo...rs.

    ResponderExcluir